112 * NICOLE KIDMAN

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Nicole Mary Kidman (Honolulu, 20 de Junho de 1967) é uma premiada actriz nascida nos Estados Unidos da América de pais australianos, e possui a cidadania dos dois países. Nicole é vencedora do Oscar e de vários outros prêmios de prestígio.



Biografia


À época de seu nascimento, a família morava no Havaí, tendo logo se mudado para Washington, DC; quando a pequena Nicole tinha três anos, os Kidman voltaram para Sydney, onde ela cresceu e começou a trabalhar como atriz nos anos 80.


Após uma carreira variada em cinema de televisão nos EUA e na Austrália, sempre em filmes menores, Nicole teve sua oportunidade de brilhar em Terror a Bordo, de 1989, com Billy Zane e Sam Neill, uma história de suspense e terror sobre um casal de velejadores que resgata um sobrevivente de naufrágio em alto mar.


A partir daí, sua carreira entrou numa pemanente ascensão, desde o filme do ano seguinte, Dias de Trovão, com Tom Cruise, a quem conheceu nas filmagens e com quem foi casada por onze anos, passando por bons papéis em Um Sonho Sem Limites, Malícia, O Pacificador, trabalhando com o ex-marido em De Olhos Bem Fechados do mito Stanley Kubrick até desembocar em seus grandes sucessos premiados como Moulin Rouge e As Horas, que lhe rendeu um Oscar em 2002.


Possui uma estrela na Calçada da Fama, localizada no número 6801 do Hollywood Boulevard e por ser filha de australianos nascida no Havaí, tem dupla cidadania.


Foi casada com Tom Cruise por 11 anos e adotou duas crianças com ele, Isabella Jane Kidman Cruise e Connor Anthony Kidman Cruise. Após divorciar-se de Cruise, se casou com Keith Urban e teve sua primeira filha no dia 7 de julho de 2008, Sunday Rose Kidman Urban.


Carreira


1983 - 1989: Início da carreira na Austrália


A primeira aparição da actriz no cinema foi em 1983 aos 15 anos, no vídeo musical de Pat Wilson para a música "Bop Girl". Até ao final do ano teve um papel coadjuvante na série de televisão Five Mile Creek e mais quatro papéis no cinema, incluindo BMX Bandits e Bush Christmas. Durante os anos 1980, ela apareceu em várias produções da Austrália, incluindo a novela A Country Practice , as mini-séries Vietnã(1986), Emerald City (1988), e Bangkok Hilton(1989).


1989 - 1995: Descoberta e primeiras aparições


Em 1989, Kidman estrelou em Dead Calm como Rae Ingram, a esposa do oficial da Marinha John Ingram (Sam Neill) em cativeiro pelo psicopata Hughie Warriner (Billy Zane), numa viagem de iate pelo oceano Pacífico. O thriller recebeu opiniões fortes, a revista Variety, comentou: "Ao longo do filme, Kidman é excelente. Ela dá o carácter de rara tenacidade real e energia".[2] Enquanto isso, o crítico Roger Ebert salientou a excelente química entre os fios, afirmando: "… Kidman e Zane geram cenas reais, o ódio palpável nas suas cenas juntos.[3] Em 1990, a actriz apareceu ao lado de Tom Cruise em Days of Thunder, e novamente em Far and Away (1992), dirigido por Ron Howard. Em 1995, destacou.se em Batman Forever.


Prêmios e indicações


• Óscar da Academia para Melhor Atriz (principal) por As Horas (2003).


• 2 Golden Globe Award para Melhor Atriz (comédia ou musical) em cinema por Um Sonho Sem Limite (1995) e Moulin Rouge (2001). 1 Golden Globe Award para Melhor Atriz (filme dramático) por "As Horas" (2002).


• Indicada ao Globo de Ouro de Melhor Atriz (filme dramático), por Reencarnação (Rebirth) (2004).


• MTV Movie Awards de Melhor Atriz, por Moulin Rouge (2001).


• Urso de Prata de Melhor Atriz no Festival de Berlim, por As Horas (2002).

Nenhum comentário:

Postar um comentário